Parar de consumir proteína animal faz bem à saúde?
- drfranciscobenetti
- 2 de dez. de 2015
- 1 min de leitura
Diante do crescente debate sobre o que constitui uma alimentação saudável, os impactos da criação em larga escala de animais para o abate sobre o meio ambiente e até mesmo as responsabilidades da humanidade em relação às demais espécies que habitam nosso planeta, muito se fala sobre pararmos de consumir proteína animal. Mas afinal, essa atitude é mesmo benéfica à saúde?

Como muitas das questões que envolvem o funcionamento do nosso corpo, é difícil encontrarmos uma resposta definitiva para essa indagação. Isso acontece porque o constante avanço da ciência e da medicina ainda nos mostra diariamente o quanto, na verdade, ainda não conhecemos sobre nós mesmos. Uma coisa, no entanto, é certa: quem decide parar de consumir proteína de origem animal precisa buscar alternativas seguras para a ingestão de nutrientes como vitamina B12, vitamina D, cálcio, ferro e zinco.
As proteínas de origem animal contêm aminoácidos de alto valor nutricional, enquanto as de origem vegetal têm uma quantidade menor de aminoácidos essenciais. Por outro lado, estudos apontam que quem consome exclusivamente alimentos de origem vegetal e mineral apresentam menor risco de serem acometidos câncer, doenças cardiovasculares, pressão alta e distúrbios intestinais.
A escolha dos hábitos alimentares de cada um é um assunto pessoal e individual O ideal, como sempre, é pesquisar bastante sobre o assunto e, antes de tomar qualquer decisão definitiva em relação à alimentação, consultar o seu médico de confiança.
Comments