Maltodextrina antes ou depois do treino?
- drfranciscobenetti
- 15 de fev. de 2016
- 1 min de leitura
A maltodextrina é um tipo de carboidrato complexo utilizado por praticantes de atividades com alto consumo de energia para repor o glicogênio muscular e transportar nutrientes como proteínas, creatina, aminoácidos e glutamina para dentro das células.

Ideal para manter os níveis de glicose no sangue na medida certa durante um grande espaço de tempo, a substância pode ser consumida antes da prática esportiva, no caso de atividades aeróbicas como ciclismo ou corrida, ou depois, para quem pratica musculação, por exemplo, de acordo com a orientação do nutricionista. No primeiro caso, a maltodextrina reduz a sensação de fadiga, enquanto no segundo ela auxilia na recuperação muscular e na absorção de proteínas a partir da alimentação ou suplementação com produtos como whey protein, albumina ou caseína.
Uma vez que possui alto índice glicêmico, a maltodextrina é absorvida rapidamente pelo organismo, e só deve ser consumida nos dias de prática de exercícios, caso contrário, pode acontecer a superdosagem de carboidratos. Diabéticos ou pessoas com propensão à doença não devem utilizar o a substância sem orientação, uma vez que sua ingestão está relacionada a uma elevação do nível de insulina no sangue.
Converse com o seu médico a respeito!
Comentários