top of page

Como manter a saúde cardiovascular?

  • drfranciscobenetti
  • 15 de fev. de 2016
  • 2 min de leitura

A saúde cardiovascular é um assunto sério. Doenças do coração e sistema circulatório são nada menos que a principal causa de morte no Brasil e no mundo, ainda que algumas simples mudanças nos hábitos cotidianos já ajudem – e muito – no controle dos principais fatores que acarretam nesse tipo de enfermidade, entre eles hipertensão, estresse, obesidade e sedentarismo.




Ainda que todos conheçam a importância de se exercitar regularmente para a saúde, cabe dizer que ninguém precisa virar um atleta da noite para o dia – ou a qualquer momento. Manter um estilo de vida ativo – subindo pela escada, em vez do elevador, por exemplo – e praticar 20 minutos diários de atividade física, três dias por semana, já reduzem o risco de doenças crônicas na idade adulta, além de produzir endorfinas que melhoram o humor e trazem sensação de bem-estar. Para alcançar um condicionamento físico razoável, no entanto, o ideal é combinar exercícios moderados e intensos, como por exemplo caminhar por 30 minutos duas vezes por semana e correr 20 minutos em outros dois dias.


Também é preciso ter hábitos saudáveis na alimentação, como reduzir o consumo de sal e álcool, cortar o açúcar refinado e as gorduras trans e consumir mais frutas, hortaliças, legumes, vegetais, fibras, carnes magras e peixes, azeite, castanhas, aveia e até chocolate, desde que sejam os mais escuros, em especial o tipo amargo, rico em flavonoides e ácido gálico, antioxidantes que ajudam a proteger os vasos sanguíneos e promovem a saúde do coração.


Por fim, estar em dia com exames médicos como teste ergométrico, o ecocardiograma, escore de cálcio e aferir a pressão, no mínimo, uma vez por ano - o ideal que ela esteja abaixo de 120/80 mmHg – é fundamental para o diagnóstico e prevenção das doenças cardiovasculares.


 
 
 

Comments


bottom of page