top of page

Você sabe a diferença entre a gordura boa e a ruim?

  • drfranciscobenetti
  • 22 de jan. de 2016
  • 2 min de leitura

Você sabe a diferença entre gordura boa e gordura ruim? Apesar da má fama, ao contrário do que muitos pensam, nem toda gordura é prejudicial a nossa saúde e entender essa diferença é fundamental para que a nossa alimentação se torne cada vez mais saudável.

Dentre todos os tipos de gordura a saturada é considerada uma das principais vilãs da saúde, isso porque essa substância pode aumentar os níveis de lipoproteína de baixa densidade, comumente conhecido como 'colesterol ruim' e consequentemente o risco de desenvolver doenças cardiovasculares. Essa gordura costuma ser encontrada em alimentos como manteiga, banha de porco, chocolate, bolos, massas folhadas, e produtos feitos com carne, como salsichas e tortas salgadas.


Segundo recomendações do Departamento de Saúde da Grã-Bretanha, homens não devem consumir mais de 30g de gordura saturada por dia, enquanto mulheres devem ficar abaixo dos 20g.


Outra gordura frequentemente presente em nossa dieta é a trans, um tipo de gordura que surge por meio de um processo químico sendo, assim como a saturada, uma das mais prejudiciais a saúde, pois também eleva os níveis de colesterol ruim no corpo e está presente em grande parte dos alimentos que consumimos como os processados, biscoitos e frituras.


Mas para provar que em toda história existe um final feliz, a gordura saturada vem provar que, desde que consumida com moderação, ela faz bem a saúde podendo ajudar a diminuir os níveis do colesterol ruim no sangue e aumentar os níveis de lipoproteína de alta densidade, também conhecido como bom colesterol, podendo ser encontrada em alimentos como o azeite de oliva, frutas, verduras e também em peixes, como o salmão e a sardinha.

 
 
 

Comments


bottom of page