top of page

Como o álcool afeta o fortalecimento muscular

  • drfranciscobenetti
  • 21 de jan. de 2016
  • 1 min de leitura

Você segue a dieta à risca, obedece religiosamente a uma rotina de exercícios e, ainda assim, os resultados não são os esperados. O que há de errado? A resposta pode estar em um inimigo insuspeito: o chopinho de fim de semana ou ao fim do expediente.


O álcool é um inimigo cruel da dieta, pois, além de altamente calórico - o etanol tem 7,1 calorias por grama, enquanto proteínas e carboidratos possuem 4 -, esse valor consiste nas chamadas calorias vazias, ou seja, que não fornecem nutrientes para o corpo. Pior que isso: a necessidade por parte do organismo de processar o álcool também prejudica a absorção de nutrientes a partir de outros alimentos.


Isso quer dizer que é impossível emagrecer sem parar de beber? De forma alguma. O segredo é manter o consumo de calorias - incluindo aquelas oriundas do "prazer etílico" - abaixo do gasto total diário, sem para isso cair na armadilha de deixar de consumir nutrientes essenciais. Como conseguir isso? Cada caso é um caso, portanto, pergunte ao seu nutrologista!

 
 
 

Comments


bottom of page