top of page

Intestino o nosso segundo cérebro

  • drfranciscobenetti
  • 28 de jan. de 2016
  • 1 min de leitura

A disbiose intestinal é um desiquilíbrio da flora bacteriana intestinal que reduz a capacidade de absorção dos nutrientes causando carência de vitaminas.


O intestino está entre os órgãos mais importantes no organismo, funcionando como um filtro, capaz de permitir ou impedir a entrada de determinados nutrientes e, até mesmo, de substâncias que podem ser prejudiciais para a nossa saúde. Este desiquilíbrio é causado pela diminuição do número de bactérias boas do intestino e pelo aumento das bactérias 'ruins'.



Um dos fatores principais da disbiose é o uso indiscriminado de medicamentos, parasitose, estresse e dieta inadequada. Estão entre os sintomas mais comuns: náuseas, gases, diarreia ou prisão de ventre, A disbiose intestinal tem cura e pode ser alcançada através de uma reeducação alimentar orientada por um nutricionista.


O tratamento é realizado inicialmente com o ajuste da alimentação, inserindo mais fibras e líquidos no dia a dia, além do consumo de probióticos, bacilos intestinais benéficos que restabelecem o equilíbrio. No entanto, quando ela não é tratada, as bactérias ruins podem migrar para o sangue, podendo causar uma infecção em todo o organismo que, nos casos mais graves, pode levar à morte.


Em alguns casos, o uso de medicamento pode ser benéfico. No caso de dúvidas ou suspeitas, consulte sempre um médico especialista.

 
 
 

Commentaires


bottom of page