top of page

A importância de ler os rótulos dos alimentos

  • drfranciscobenetti
  • 22 de jan. de 2016
  • 2 min de leitura

No Brasil, a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA) é o órgão responsável pela regulação da rotulagem de alimentos que estabelece as informações que um rótulo deve conter, visando à garantia de qualidade do produto para a saúde do consumidor. Algumas informações que sempre devem estar presentes nos rótulos são:


• Lote: é um número que faz parte do controle na produção. Caso haja algum problema, o produto pode ser recolhido ou analisado pelo lote ao qual pertence. • Conteúdo líquido: indica a quantidade total de produto contido na embalagem, sendo seu valor expresso em unidade de massa (quilo) ou volume (litro). • Origem: informação que permite que o consumidor saiba quem é o fabricante do produto e onde ele foi fabricado. • Prazo de validade: os produtos devem apresentar pelo menos o dia e o mês, quando o prazo de validade for inferior a três meses; o mês e o ano para produtos que tenham prazo de validade superior a três meses. Lista de ingredientes: informa os ingredientes que compõem o produto. A leitura dessa informação é importante porque o consumidor pode identificar a presença de termos como: açúcar, sacarose, glicose, ou outros tipos de açúcar, como a dextrose.


Outro componente importante da rotulagem de alimentos é a Informação Nutricional Obrigatória, caracterizada pela TABELA NUTRICIONAL. A leitura dessa informação é importante porque, a partir dela, podem ser feitas escolhas mais saudáveis para você e sua família. A tabela nutricional contém informações como: porção; percentual de valores diários (%VD); medida caseira; nutrientes (carboidratos, proteínas, gorduras totais e frações).


A importância de verificar o rótulo dos alimentos está na possibilidade de escolher alimentos que fornecem melhor qualidade nutricional, ou seja: com boa quantidade de cálcio, ferro e proteínas e pouca quantidade de gorduras totais, saturadas, gorduras trans, sódio, aditivos e corantes alimentares. Para se ter saúde, é necessário escolher os alimentos saudáveis, reduzindo e/ou excluindo os alimentos ricos em açúcar, aditivos, corantes, gorduras saturadas e trans. Dê preferência aos alimentos naturais sempre. Sabendo a importância dos principais nutrientes (carboidratos, proteínas e lipídeos), você poderá escolher os alimentos mais saudáveis para o consumo, visando sua saúde. Seja um consumidor consciente e leia o rótulo nutricional dos produtos.


Fonte: iSaúde

 
 
 

Comentários


bottom of page