O poder dos termogênicos na queima de gordura
- drfranciscobenetti
- 14 de jan. de 2016
- 2 min de leitura
Com a chegada das estações mais quentes, praticar atividade física e pegar leve na alimentação passam a ser hábitos mais comuns na rotina de muita gente. No entanto nem sempre essa conhecida fórmula composta por exercício e dieta balanceada consegue cumprir suas funções a tempo de ajudar a fazer bonito nas praias e clubes. Nessa hora, entram os queridinhos do momento para queimar aquela gordurinha que teima em não sumir: os termogênicos.

Mas afinal, o que são termogênicos?
Encontrados em uma grande variedade no mercado, os termogênicos são suplementos que combinam variados ingredientes e substâncias, com o objetivo de queimar gordura de forma rápida e eficaz. Para isso, eles procuram manter o metabolismo acelerado, promovendo uma queima calórica maior ao longo do dia. É importante lembrar que essa taxa de queima de gordura pode ser melhorada com o uso dos suplementos, mas a perda de peso saudável deve ser gradual.
Algumas pessoas acreditam que só porque estão tomando um termogênico são capazes de 'derreter quilos', o que é um grande erro. O sucesso de seus esforços depende muito de como você irá usar esses poderosos compostos em conjunto com o seu programa de treino e dieta. Para se ter uma ideia, se um indivíduo consumir altas doses de suplementos termogênicos para compensar a falta de disciplina, poderá sofrer efeitos colaterais, como: insônia, angústia, agitação, alteração de humor, falta de ar e taquicardia. Por isso, antes de suplementar é importante consultar um nutrólogo ou endocrinologista para avaliar de forma personalizada, qual substância e dosagem é mais adequada, evitando assim o uso indiscriminado do produto. Inclusive, uma das recomendações é a ingestão do suplemento de forma cíclica para que o organismo não acostume com a substância, evitando assim uma sobrecarga no SNC (Sistema Nervoso Central) e uma possível dependência.
Uma boa saída para quem não quer consumir muitos aditivos químicos para emagrecer e não depender dos suplementos é investir em alimentos naturalmente termogênicos e energéticos. Esses alimentos requerem maior energia para serem digeridos, por isso irão queimar mais gordura, ajudando no emagrecimento. O primeiro exemplo de alimento termogênico é a pimenta vermelha, que induz um elevado gasto energético após a refeição. Além da pimenta vermelha, outros exemplos de alimentos termogênicos são: a canela, o café, a mostarda, o vinagre de maçã, o gengibre e o guaraná.
Porém, assim como na composição química, os alimentos termogênicos não devem ser consumidos mais de 2-3 vezes ao dia pois podem provocar efeitos colaterais como dor abdominal e de cabeça, diarreia, insônia, arritmia ou ansiedade, por exemplo.
Comments