Anemia: cuidados preventivos e tratamentos nutricionais
- drfranciscobenetti
- 7 de jan. de 2016
- 1 min de leitura
Você tem sentido fraqueza, cansaço, dor de cabeça, perda de concentração, falta de ar ao fazer esforço intenso, ou tem apresentado palidez cutânea? Cuidado você pode estar com anemia!
Anemia é o nome dado à redução do número de glóbulos vermelhos no sangue, responsáveis pelo transporte de oxigênio pela circulação sanguínea. Podendo ser agudas quando há perda expressiva de sangue, o que pode acontecer em situações como acidentes e cirurgias, ou crônicas, quando são provocadas por doenças de base, hereditárias ou adquiridas, sendo as mais comuns: anemia falciforme, ferropriva, hemolítica ou megaloblástica, por exemplo.

Adolescentes, crianças, e mulheres adultas em fase de reprodução são os grupos mais afetados pela anemia, muito embora homens também possam ser afetados. Neste caso, exames clínicos e laboratoriais, são indispensáveis para determinar a causa do distúrbio e assim introduzir o tratamento adequado.
Vale lembrar que optar por uma alimentação saudável e variada é indispensável para prevenir a ocorrência de anemias causadas por carência nutricional. Neste caso o recomendado é introduzir na dieta alimentos de origem vegetal que destacam-se como fonte de ferro, sendo: os folhosos verde-escuros (exceto espinafre), como agrião, couve, cheiro-verde, taioba; as leguminosas (feijões, fava, grão-de-bico, ervilha, lentilha); grãos integrais ou enriquecidos; nozes e castanhas, melado de cana, rapadura, açúcar mascavo.
Caso seja necessário a intervenção medicamentosa, siga à risca as orientações do seu médico e nunca se automedique.
Comments