Dieta alimentar e a saúde da próstata
- drfranciscobenetti
- 7 de jan. de 2016
- 2 min de leitura
O mês de novembro chegou e com ele mais uma campanha cujo o intuito é de chamar a atenção para os exames preventivos do câncer de próstata. O tumor é o mais incidente no universo masculino e, de acordo com o Instituto Nacional do Câncer, faz 60 mil novas vítimas todos os anos.
Há inúmeros fatores que podem aumentar o risco de desenvolver câncer de próstata. Entre eles inclui-se a idade avançada, um histórico familiar de ocorrência da doença e a dieta alimentar. Não é possível controlar ou alterar os dois primeiros fatores; mas, a decisão sobre a dieta depende unicamente da vontade de cada um.

Alguns tipos de alimentos, se consumidos regularmente durante longos períodos de tempo, parecem fornecer o tipo de ambiente que uma célula cancerosa necessita para crescer, se multiplicar e se disseminar. Esses alimentos devem ser evitados ou ingeridos com moderação. Neste grupo estão incluídos alimentos processados, que contêm níveis significativos de agentes cancerígenos, como por exemplo, os nitritos e nitratos usados para a conservação dos alimentos, além de alimentos semi-prontos, ricos em gorduras e sódio.
A adoção de uma alimentação feita por escolhas inteligentes, contribui não só para a prevenção do câncer, como doenças cardíacas, obesidade, diabetes e outras enfermidades.
Fazer uma dieta seletiva, portanto, é fundamental para a saúde do aparelho reprodutor. A melhor parte dessa história é que existem opções muito saborosas, e fáceis de encontrar, indicadas para prevenir o câncer na próstata, como:
__ Alho e Cebola, que contém compostos sulfurosos, nutrientes antioxidantes que impedem a ação dos radicais livres. __ Tomate cozido; rico em licopeno, substância de alto poder antioxidante. __ Soja; isoflavona, aumenta a capacidade de autodestruição (apoptose) das células cancerígenas. __ Oleaginosas; ricas em selênio, mineral com ação antioxidante e que ajuda na renovação das células. __ Vegetais verde-escuros; ricos em ácido fólico, nutriente que combate o efeito dos radicais livres nas células.
Mas não esqueça que, apesar da adoção de hábitos saudáveis, homens com mais de 45 anos devem fazer os exames preventivos uma vez por ano. Porém, aqueles com casos pregressos de câncer de próstata ou mama na família, devem procurar o urologista após os 40 anos de idade.
Comentários