Intolerância a lactose: cuidados com a alimentação
- drfranciscobenetti
- 5 de nov. de 2015
- 1 min de leitura
O primeiro alimento que consumimos na vida, o leite, costuma ser mantido como um item importante da dieta ao longo de toda a vida. Afinal, além de saborosos, o leite e seus derivados são fontes de cálcio, proteínas e vitaminas. O que nem todo mundo sabe, no entanto, é que cerca de 70% dos brasileiros têm algum nível de intolerância à lactose, ou seja, o açúcar presente naturalmente no leite.

Essa intolerância – que não é a mesma coisa que alergia ao leite – é causada por uma deficiência do organismo na produção da enzima digestiva lactase, que pode ser leve, moderada ou grave. Isso pode ser ocasionado por consequência de doenças, traumas físicos ou mesmo cirurgias. Caso, após consumir leite ou queijo, você perceba sintomas como náusea, gases, inchaço e diarreia, a lactose pode ser a grande culpada.
Mas não se preocupe: o tratamento da intolerância à lactose é simples e costuma ser feito feito por meio do uso de suplementos alimentares que contêm lactase, e podem ser ingeridos em pó, comprimidos, cápsulas ou pastilhas, e podem ser encontrados em farmácias convencionais, de manipulação e lojas de produtos naturais. Consulte seu médico!
Comments