Glúten: vilão ou mocinho da perda de peso?
- drfranciscobenetti
- 8 de jan. de 2016
- 2 min de leitura
Apenas 10 anos atrás, quase ninguém sabia o que a palavra glúten significava, muito menos ouvia falar em qualquer dieta para evitá-lo. Mas agora, menus sem glúten fazem parte da rotina de estrelas reconhecidas mundialmente, como Gwyneth Paltrow, Rachel Weisz, e Victoria Beckham sendo associadas a um estilo de vida livre de glúten, o que, segundo dizem, contribui para o aumento de energia, coxas mais finas e redução da barriga.
Mas será que o glúten engorda mesmo e pode ser um problema para qualquer pessoa?
A verdade é que nada é exatamente como parece e é necessário conhecer um pouco mais sobre essa substância para saber quais são as suas reais propriedades e o que de fato ela consegue fazer com o nosso corpo.
Está claro que uma das principais consequências do consumo de glúten é a indesejável barriguinha. Isso acontece, porque o glúten se diferencia de outras proteínas sendo visto como um invasor mal-intencionado de difícil digestão que se aloja na parede do intestino, gerando uma reação alérgica inflamatória. Como consequência, o corpo libera hormônios e substâncias que desencadeiam uma série de desordens, estimulando a formação de gordura e inchaço.

Graças ao aumento dos casos de doença celíaca e sensibilidade ao glúten, e do pequeno aumento correspondente em alimentos comercializados para os doentes, dietas sem glúten emergiram da obscuridade, e agora o pêndulo oscilou completamente em outra direção.
Existe a ideia de que uma existência livre de glúten é o bilhete premiado para a perda de peso rápido, mas estudos garantem que não é uma dieta livre de glúten que vai ajudar você a virar o melhor amigo da balança. O que realmente ocorre é que refeições sem glúten podem limitar seriamente o número de alimentos que você pode comer. Ou seja, o glúten não engorda, o que engorda são os alimentos que contém a proteína, como: massas, pães, bolos e biscoitos. Logo, se você trocar esses alimentos pela versão sem glúten e continuar comendo a mesma quantidade, você não irá emagrecer, pelo contrário, uma dieta sem glúten não significa livre de gordura ou calorias. mesmo porque para tornar o consumo mais palatável, a indústria alimentícia produz alimentos com um maior teor de gordura e açúcar.
Em outras palavras, se você quer emagrecer e/ou alterar os seus hábitos alimentares, comece cuidando da sua saúde. É importante pensar sobre o assunto e realizar uma auto-avaliação. Trata-se de um desafio que requer esforço e disciplina, mas que é possível superar quando o objetivo maior for saúde e qualidade de vida. Pense nisso!
Comments